Comece lendo sobre as principais desculpas da maioria das pessoas que não querem deixar de lado o sedentarismo e não seja uma delas.
Nunca haverá um momento certo se você ficar procrastinando! Quanto mais se adia para iniciar uma atividade, menor a chance de ela ser realizada. O momento certo é agora!
Tempo sempre existirá – coloque a saúde como prioridade! No início, muitas vezes são necessários 15 -20 minutos por dia para se criar uma rotina. Difícil uma pessoa que não tenha 20min livre em sua rotina diária. Só de celular e televisão esse tempo é bem maior. Invista seu precioso tempo em algo melhor para você!!
Se você nem imagina por onde começar ou tem dúvidas em relação à sua saúde, consultar com um médico especialista em medicina do esporte pode ser uma boa opção.
A motivação virá depois. Não espere ficar motivado; vença sua preguiça e inicie mesmo assim. Depois que iniciar, não irá querer parar. Já não aconteceu assim antes?
Provavelmente somente com exercício sim. Mas o exercício irá melhorar seu humor, sua confiança, acalmará sua mente e melhorará sua saúde. Ele deve ser aliado aos outros tratamentos.
O exercício trata e previne dores musculoesqueléticas se realizado corretamente. Se você tem lesões repetidas, procure seu médico do esporte para verificar o que está acontecendo e corrija os fatores que as causam.
Exercício não serve somente para emagrecer ou ficar com o corpo definido. Ele previne doenças, proporciona uma qualidade de vida maior e tem outros benefícios não relacionados com a estética.
Hoje em dia, esta realidade mudou. Se você tem 90 anos ou não está em ótima forma física, ainda pode entrar em uma academia hoje mesmo. Fará os exercícios de maneira adequada, com intensidade mais leve ou diferenciada, mas não será um peixe fora d’água de maneira nenhuma!
Sempre haverá um tipo de exercício adequado para você, não importa a idade ou condição física. Você pode ter uma doença ou um problema cardíaco, pode usar remédios, pode ter algum problema articular, e mesmo assim será muito mais saudável realizar atividade física do que permanecer sedentário. Muitos jovens de 80 anos fazem atividades mais intensas do que idosos de 25!
Provavelmente você cansa rapidamente porque não faz atividades físicas. Iniciando um programa regular de exercício, você se sentirá menos cansado com o passar do tempo e terá mais fôlego até mesmo para realizar atividades cotidianas. Caso o cansaço permaneça, procure seu médico e faça as revisões de saúde necessárias.
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.