Deixando à parte as avaliações individuais que deveriam ser feitas caso a caso, muitas vezes a não evolução nos #treinos pode ser porque seu corpo se adaptou a determinado estímulo de #exercício.
Nem sempre nosso organismo sofre as adaptações consequentes aos estímulos do treinamento físico como desejado.
É necessário um aumento regular e progressivo da carga de trabalho para que seja alcança uma melhoria no #rendimento. (Princípio da sobrecarga).
Isto ocorre, porque nosso organismo após um determinado esforço físico é capaz de restituir sozinho as energias perdidas pelos diversos desgastes a que foi submetido e ainda, preparar-se para uma carga mais forte de trabalho(não imediatamente, mas com o tempo).
Esta reação é, inicialmente, muito rápida, tornando-se mais lenta à medida que o indivíduo atinge níveis de performances cada vez maiores e melhores. Assim, estímulos mais fortes devem sempre ser aplicados para que seja elevado o limite de #adaptação do aluno.
Porém, é preciso dosar bem esse processo, pois um período de recuperação insuficiente, fatalmente levará a um estado de supertreinamento e exaustão e períodos longos não possibilitarão os avançados necessários.
Assim, se um exercício está fácil é porque houve um ganho de condição física (força, capacidade aeróbica, flexibilidade etc) e este deverá ser modificado para que você não se acostume.
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Deixando à parte as avaliações individuais que deveriam ser feitas caso a caso, muitas vezes a não evolução nos #treinos pode ser porque seu corpo se adaptou a determinado estímulo de #exercício. Nem sempre nosso organismo sofre as adaptações consequentes aos estímulos do treinamento físico como desejado.00