Se você é diabético e ainda não se convenceu de que os exercícios físicos fazem parte do seu tratamento, aí vai uma explicação que talvez lhe ajude a mudar de opinião!
Em um olhar microscópico, nosso corpo se resume em um conjunto de células trabalhando constantemente. A principal fonte de energia para as células trabalharem é a glicose, que vem em grande parte da nossa alimentação. A responsável por colocar a glicose para dentro das células, para que estas poderem utilizá-la como fonte de energia, é a INSULINA.
Este hormônio nos diabéticos tipo 2 está em quantidade diminuída ou não está funcionando direito, fazendo com que se acumule mais glicose no sangue (ao invés de entrar na célula).
Os medicamentos para o tratamento do diabetes basicamente agem, em sua maioria, tentando fazer melhorar o funcionamento OU a quantidade de insulina. Mas e se eu te dissesse que existe uma OUTRA forma da glicose entrar nas células sem ser pela ajuda da insulina e sem ser através de remédios? Opa! Acho que você iria gostar, não?
Pois aí que entra o papel do exercício físico!
As contrações musculares que ocorrem ao se exercitar abrem uma porta para a glicose entrar diretamente no músculo e servem como uma fonte rápida de energia, diminuindo seu nível de glicose no sangue. Neste ponto, acredito que consiga entender que após uma sessão de exercício, a glicose sanguínea está mais baixa. Repetindo esse efeito todos os dias, com atividade física constante, o controle dos níveis de glicose fica melhor controlado!!
Entende, agora, porque a prática de exercício físico regular é tão importante para o controle do Diabetes tipo 2?
Espero que esta explicação resumida e simplista lhe ajude a mudar de ideia toda vez que pensar em ficar de preguiça em casa. Ah... e isto serve para os Pré-diabéticos também, como forma preventiva!
Espero que tenham gostado! :)
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.