Você sabia que antes de qualquer cirurgia (maioria delas) uma avaliação cardiológica é necessária?
Mesmo que minha cirurgia não seja no coração? Você pode estar se perguntando... Sim.
Todo paciente que faz uma cirurgia fica exposto ao estresse inerente da operação e às alterações metabólicas e cardiológicas relacionados aos anestésicos utilizados, aos sangramentos, às infusões de líquidos e medicamentos, entre outros. Podendo, assim, descontrolar algumas doenças já existentes.
Como os eventos cardíacos (arritmias, insuficiência cardíaca, aumento da pressão arterial, infarto, etc.) são as principais causas de complicações em cirurgias eletivas, se faz necessário uma avaliação cardiológica antes da cirurgia para tentar diminuir os riscos dessas complicações ocorrerem.
É simples: o médico cardiologista faz uma avaliação do paciente baseada na história, exame físico e alguns exames; estima o risco deste paciente vir a desenvolver complicações cardiológicas na cirurgia proposta, além de orientar sobre suspensão de alguns medicamentos, tabaco e afins.
Agora você já sabe o que fazer antes de cirurgias, mesmo que seu cirurgião não solicite!
Abraço!
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Você sabia que antes de qualquer cirurgia (maioria delas) uma avaliação cardiológica é necessária? Mesmo que minha cirurgia não seja no coração? Você pode estar se perguntando… Sim.