Na verdade, não!
O excesso de treinamento (também conhecido como “overtraining”) é definido como um tempo excessivo de prática de exercícios físicos em relação ao de descanso e recuperação. Pode acontecer em qualquer pessoa e esporte, desde iniciantes até atletas profissionais.
Isto não necessariamente ocorre pelo excesso de treinamento em si, mas muitas vezes, por não receber o descanso, nutrição e sono suficientes para uma recuperação adequada. E aí, podemos observar uma queda de performance no treino, sensação constante de fadiga (cansaço), aumento da pressão arterial ou frequência cardíaca, queda da imunidade com infecções respiratórias frequentes entre outros sinais.
No dia a dia, é comum vermos as pessoas não darem a importância merecida ao repouso, assim como aos sinais do nosso corpo. Essa pode ser a causa da queda do seu desempenho, do seu platô ou do não ganho de músculos!
Fique atento e respeite seus limites! Muitas vezes para darmos 3 passos à frente, precisamos desacelerar um pouco!
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.