Por que o álcool não é compatível com o emagrecimento? - Caroline Nagano

Sabemos que as bebidas alcóolicas atrapalham e MUITO os planejamentos de modificação corporal, seja emagrecimento ou hipertrofia.

Sabendo que esta é uma dificuldade comum daquelas pessoas que desejam perder peso, mas ao mesmo tempo não abrem mão daquela cervejinha ou vinho com os amigos, deixarei algumas explicações sobre o assunto para ajudar a decidir sobre fazer ou não seu uso!

1) Bebida alcoólicas geralmente apresentam uma carga de carboidratos. Ou seja, a sua bebida vai se comportar como açúcar no seu corpo, aumentando sua glicemia e estimulando a insulina. Algumas opções trazem mais carboidratos, como as cervejas, e outras menos, como os vinhos secos e bebidas destiladas.

2) O álcool pode aumentar a fome em algumas pessoas e pode ser que, sob efeito dele, você considere opções que não fazem parte da sua rotina e em quantidades anormais também. E mais, dependendo do alimento escolhido nesses momentos, pessoas que sofrem de compulsão alimentar podem ter gatilhos acionados, iniciando crises.

3) O álcool é metabolizado pelo fígado antes de outros nutrientes (como gorduras e carboidratos, por exemplo), fazendo com que esses dois últimos tenham maiores chances de serem armazenados como gordura, pois o fígado irá priorizar a síntese do álcool para eliminá-lo do corpo antes de focar nos nutrientes vindos dos alimentos.

4) Tenha consciência dos seu hábitos e use o conhecimento a seu favor. Se está investindo tempo e dinheiro em uma mudança corporal, tenha foco em seu objetivo e não jogue tudo para o ar.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Por que o álcool não é compatível com o emagrecimento?

× Como posso te ajudar?