Apesar do café ser rico em cafeína, seu efeito sobre a pressão arterial não é tão acentuado. Diferente da ingestão de cafeína pura através de cápsulas, por exemplo.
Isto parece estar relacionada a outras substâncias presente no café, como antioxidantes, que contrabalançariam o efeito da cafeína. Desta forma, o café induz pequena elevação da pressão em indivíduos que têm o hábito de consumir esta bebida.
Em geral, considera-se que a ingestão de 2 a 3 xícaras por dia seja segura e sem efeitos adversos para indivíduos saudáveis. Já para os usuários de cafeína na forma de suplemento para aumentar os rendimentos nos treinos a chave é a avaliar uma dose segura e em casos de pacientes com pressão alta evitar o uso.
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Apesar do café ser rico em cafeína, seu efeito sobre a pressão arterial não é tão acentuado.