Sedentarismo
A falta de atividade física é responsável por 30% das doenças cardíacas, por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes.
Por contribuir para surgimento destas e outras doenças crônicas, o sedentarismo se tornou uma preocupação mundial, aumentando o risco de mortalidade da população.
Seu número está crescendo em muitos países e atualmente afeta a saúde geral não só no Brasil.
Confira, abaixo, informações importantes sobre o assunto:
- Apesar da dificuldade de se contabilizar, o sedentarismo é definido pela Organização Mundial de Saúde, como menos de 10.000 passos ao dia;
- Inatividade física é um fator de risco independente para as doenças cardiovasculares;
- Pessoas pouco ativas têm entre 20% a 30% mais risco de morte quando comparadas com aquelas que praticam pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia;
- O sedentarismo contribui para o ganho de peso e aumento da gordura abdominal que são outros vilões para saúde;
- Ter uma vida ativa, com atividades relacionadas ao lar (varrer, jardinagem..), ao trabalho (ir a pé, subir escadas..), ao lazer (jogar futebol, brincar com o filho, dançar..) e à esportes já diminuem o risco de mortalidade.
- Porém, para prevenção de doenças como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, AVC (derrame cerebral), depressão, cânceres, osteoporose e para melhora da função cardiorrespiratória, muscular e óssea, os exercícios físicos regulares são necessários;
- Como a prática de exercícios físicos é um hábito e é difícil mudar hábitos após 20-30 anos de costume, o incentivo deve começar na infância.
#Lembrem-se que pouca atividade física, ainda assim, é melhor do que nenhuma.
Dra. Caroline Nagano
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.