Colesterol Elevado
Atualmente, existe uma preocupação enorme em torno da elevação do colesterol como fator de risco para infarto.
Porém, ele é somente um fator coadjuvante no contexto geral e depende da associação de outros fatores presentes ao mesmo tempo para se aumentar o risco.
Confira, abaixo, informações importantes sobre o assunto
- O colesterol é primordial para o correto funcionamento do corpo humano e seu aumento nem sempre é considerado prejudicial para o organismo.
- Isso ocorre, porque em condições normais, um aumento discreto no colesterol sanguíneo não faz ele se depositar nas artérias se estas estiverem íntegras e funcionando normalmente;
- Porém, se o paciente apresentar outros fatores de risco associados, como história familiar de infarto em idade precoce, por exemplo, o cenário se modifica.
- Assim, o aumento do colesterol “ruim” (LDL) é fator de risco para infarto, por estar relacionado à formação de placas de gorduras nas artérias. Mas, ele é considerado coadjuvante. A indicação de tratamento através de remédios será baseada em uma análise do paciente como um todo e de suas doenças associadas.
Dra. Caroline Nagano
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.