Doença das Valvas (valvopatias)
São doenças que alteram o funcionamento normal das valvas do coração.
Valvas são estruturas que permitem a passagem do sangue de uma câmara para outra (como uma porta).
Abrem e fecham em momentos adequados e sincronizados deixando o sangue passar e não retornar.
O que saber sobre o assunto:
- Várias são as doenças que podem levar a problemas nas valvas cardíacas, entre elas: febre reumática (reumatismo), prolapso de valva mitral, congênitas (desde o nascimento), endocardite infecciosa, infarto, miocardiopatia dilatada, alterações degenerativas.
- Possuímos 4 valvas em nosso coração e para seu correto funcionamento sua abertura tem que permitir uma ótima passagem de sangue e seu fechamento não poderá permitir um grande refluxo de sangue.
- O mal funcionamento dessas valvas ocorre ou pelo seu estreitamento (estenose) ou por sua incompetência (insuficiência/refluxo).
- Essas alterações podem ser percebidas pelo médico no momento do exame cardiológico, através da ausculta de sopros no coração.
- Sopros são os ruídos produzidos pela passagem do sangue através dessas valvas com deficiência.
- Independente da doença causal, o coração consegue funcionar normalmente por muito tempo mesmo com as alterações valvares presentes, podendo demorar anos até os primeiros sintomas surgirem. Porém, chega-se um momento em que o coração não consegue mais se adaptar e as complicações começam a surgir. Exemplos de complicações: arritmias, aumento de câmeras cardíacas, aumento da pressão pulmonar etc.
- O surgimento de sintomas como: falta de ar, cansaço, desmaios, tonturas e desconforto torácico, são importantes, pois indicam o momento de um provável tratamento cirúrgico.
- Medicamentos nesta fase ajudam a diminuir os sintomas, porém eles não resolverão o problema por definitivo.
- A decisão por tratamento cirúrgico para correção do defeito valvar, muitas vezes não é fácil, devido a idade do paciente e presença de outras doenças, devendo-se sempre avaliar individualmente cada caso.
- Assim sendo, pacientes com doença nas valvas cardíacas devem acompanhar a evolução desses defeitos regularmente junto ao médico cardiologista.
Dra. Caroline Nagano
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.