Endocardite
Você sabia que manter a limpeza bucal é essencial para saúde do coração?
Bactérias, fungos e outros microrganismos podem entrar na corrente sanguínea através da gengiva e dentes não saudáveis e infeccionar o revestimento interno do coração, chamado de endocárdio. A isso é dado no nome de endocardite. Se não tratada, a doença pode danificar e destruir as válvulas do coração.
Saiba mais sobre essa doença, abaixo:
- Endocardite é o nome que damos à inflamação das estruturas internas do coração, principalmente das válvulas cardíacas. Se for causada por um agente infeccioso (como uma bactéria ou fungo), chamamos de endocardite infecciosa.
- A endocardite surge habitualmente quando uma bactéria que está circulando na corrente sanguínea se aloja em uma das válvulas cardíacas, formando conglomerados.
- As bactérias podem entrar no sangue através de infecções presentes na boca e dentes (principalmente), ou em outras regiões do corpo através do uso de drogas injetáveis ou ainda no momento de cirurgias cardíacas.
- Porém, nem toda bactéria que circula no sangue se aloja no coração. Normalmente, para que isto ocorra, tem que existir uma lesão prévia cardíaca como: defeitos nas válvulas, mau formações congênitas, presença de próteses valvares entre outros.
- O quadro clínico é muito variável, podendo o paciente apresentar desde sepse grave e insuficiência cardíaca aguda (intensa falta de ar, edema das pernas...), até quadros mais arrastados de febre sem causa aparente, sudorese noturna, calafrios etc.
- Podem ocorrer graves complicações como: destruição total das válvulas cardíacas com necessidade de cirurgia reparadora, formação de abscessos, deslocamento de algumas bactérias para o cérebro, rins ou outros órgãos. Assim, entendemos quão importante é o diagnóstico precoce e o início do tratamento com antibióticos endovenosos.
- O diagnóstico é geralmente confirmado através do ecocardiograma (ultrassom cardíaco), que é capaz de visualizar a presença das vegetações com bactérias nas valvas cardíacas.
- Através do exame de sangue conseguimos identificar algumas vezes o tipo de bactéria presente.
- Procure saber com seu cardiologista quais são as pessoas com o risco elevado de desenvolver endocardite e que necessitam do uso de antibiótico profilático antes de procedimentos que possam levar a bacteremias, como os dentários e respiratórios.
Dra. Caroline Nagano
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.