Se você não sabia esta resposta pode ficar sabendo, então: SIMMM!
Assim como para diversas doenças na Medicina, a prevenção está ligada a hábitos saudáveis de vida!
Achou que o este tipo de câncer era 100% genético? Pois saiba que não! Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), a prevenção primária para o câncer de mama inclui: alimentação saudável, redução no consumo de bebidas alcoólicas, controle do peso e exercício físico regular.
Isto porque alguns hábitos de vida podem favorecer um aumento de radicais livres, que são substâncias que danificam as células. Diversos estudos já puderam comprovar que mulheres fisicamente ativas têm uma incidência 20% menor (pode variar entre os estudos) no aparecimento do câncer de mama, comparadas as sedentárias. Isto considerando uma prática de pelo menos 4 horas semanais de exercício (fácil hein!?).
O exercício físico desencadeia modificações no seu organismo em prol de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam no não surgimento do tumor. Além disso, o exercício físico contribui para o controle de obesidade que é outro fator de risco, por si só, do surgimento de 11 tipos de câncer. sto porque cada vez mais pensa-se no câncer como uma doença também metabólica.
Foi visto que a gordura abdominal (principalmente) é biologicamente ativa e pode produzir substâncias e hormônios (como o estrogênio) que contribuem para o surgimento desta doença.
Para aquelas mulheres que já tiveram câncer de mama a noticia também é boa. Saiba que manter-se ativa com pelo menos 3 horas semanais de caminhada moderada com duração mínima de 1h, diminui pela metade o risco de recidiva do câncer.
E aí? Vai ficar parada?
Aproveite essa nova informação como forma de motivação para iniciar a prática de exercícios.
Lembre-se de sempre procurar um medico para avaliar a sua saúde antes!
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Se você não sabia esta resposta pode ficar sabendo, então: SIMMM!
Assim como para diversas doenças na Medicina, a prevenção está ligada a hábitos saudáveis de vida!