Chega de achar que quem tem câncer não pode se exercitar! - Caroline Nagano

Fala pessoal,

Recentemente em junho foi comemorado o dia mundial contra o câncer renal e o tema de 2020 foi: " Temos que falar sobre atividades físicas".

Referindo sobre a importância dos exercícios físicos para aqueles que tem câncer e para quem quer preveni-los também.

Talvez se estivéssemos conversando com pacientes oncológicos há 10 anos, diríamos para que eles ficassem em repouso por grande parte do tempo. Porém, hoje sabemos que isto não é uma verdade.

Cada vez mais estudos relacionam atividades físicas como proteção para diversos tipos de tumores e não somente o renal (câncer de mama, próstata, cólons etc).

As pesquisas mostram que para cada 4 pacientes com câncer renal somente 1 deles praticam exercícios.

Mas será que eles sabem o quanto se manter ativo pode lhes beneficiar a saúde?

De acordo com um dos estudos recentes o sucesso do tratamento oncológico renal pode aumentar em 15% naqueles pacientes que não são sedentários.

Além disso, os exercícios ajudam no combate à fadiga que esta doença pode causar, aumetam a disposição, qualidade de vida, ajudam na recuperação cirúrgica e na parte emocional tão importante nesta fase.

As taxas de ansiedade e depressão são menores naquelas pessoas ativas. Además, se exercitar serve como uma ótima fuga para dúvidas de tratamento ou pensamentos negativos.

Os benefícios para a saúde cardiovascular então são inúmeros, principalmente como proteção para doenças cardiológicas comuns em pacientes com câncer renal.

Mesmo assim, sabemos das dificuldades se iniciar um programa de exercícios.

O mais importante é saber que eles são:

  • Seguros;
  • Que você não precisará virar um atleta do dia para a noite. Poderá começar bem devagar, de acordo com seus limites e gostos até chegar no mínimo necessário;
  • Que em algum momento esta tarefa vai se tornar prazeirosa para você.

Deixo algumas medidas simples para ajudar você a sair da inércia:

  1. Divida a duração das sessões de exercícios. Ex: 3x 10 min ou 2x 15 min durante o dia;
  2. Escolha atividade que lhe dê prazer;
  3. Inicie com metas pequenas e atingíveis e aumente gradualmente. Sair do sedentarismo já é uma grande vitória. Não coloco metas inatingíveis;
  4. Convide um familiar seu para lhe fazer companhia;
  5. Escute uma música que goste ao realizar as atividades;
  6. Anote no papel qual a sua meta final. Anote a data exata para ela esteja concretizada, seja o mais específico possível. Ex: Ao invés de: " Quero andar mais". Anote: " Quero andar 30 min contínuos, 3x na semana, pelas manhãs até 30 de julho de 2020. Estudos mostram que quanto mais específica a meta mais fácil de se concretizar;
  7. Anote o seu progresso. Seja através do tempo de duração dos exercícios, através de km ou passos andados;
  8. Para cada 1h sentado, levante-se por pelo menos 2 min. Estudos mostram que os benefícios para a saúde são reduzidos mesmo para aqueles que fazem 1h de exercícios caso eles passem muito tempo do dia sentados;

# São necessários 150 minutos semanais de exercícios (5x de 30min) moderados para conseguir os benefícios para a saúde. Porém, se fizer mais será melhor ainda #

Lembre-se que atividades moderadas são aquelas em que você consegue conversar ainda, porém não consegue cantar. A caminhada deverá parecida quando alguém está atrasado para o trabalho. Algo em que após 10 minutos você provavelmente estará suando.

Espero que tenham gostado do tema e das dicas. Divulguem se gostarem e se precisarem de ajuda, estarei por aqui para auxiliá-los.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Fala pessoal,
Recentemente em junho foi comemorado o dia mundial contra o câncer renal e o
tema de 2020 foi: ” Temos que falar sobre atividades físicas”
× Como posso te ajudar?