Fala pessoal!!
Primeiramente, gostaria de agradecer pelos contatos através do site.
Que bom que gostaram desse formato. Vou responder algumas perguntas que vocês enviaram e podem continuar enviando.
Caso não tenham vistos a parte 1 sobre MITOS E VERDADES, clique aqui
Direto ao ponto então:
VERDADE — Cada vez mais a comunidade científica tem valorizado os fatores psicossociais e a religiosidade como fator de risco para doenças cardiológicas. Já temos estudos sobre esse tema, discussões em congressos e o reforço na Diretriz Brasileira de Cardiologia de Prevenção Cardiovascular de 2019.
VERDADE — Abaixo de 50 anos, o principal fator relacionado aos infartos até 2019 era o cigarro.
VERDADE — Não há dúvidas em relação ao papel dos hormônios na saúde cardiovascular, em especial do estrogênio. Estudos mostram que a substância seria uma espécie de guardiã do endotélio — aquele tapete celular que recobre as artérias e que precisa estar sempre intacto para afastar o infarto. Entretanto, com a chegada da menopausa e a redução na produção hormonal, a mulher deixa de contar com tal aliado.
VERDADEIRA — O sedentarismo é um fator de risco importante não só para o coração como para saúde em geral. Quem passa a maior parte do dia sentado tem 30% mais chance de vir a falecer do que tem é ativo. Além disso, ele ajuda a evitar as principais doenças cardiológicas como hipertensão arterial, infarto, colesterol elevado.
MITO — Existem diversos tipos de arritmas e diversas graus. Na maior parte delas praticar exercícios físicos não somente pode como ajuda a controlá-las. Com a prática regular temos uma adaptação cardíaca com predomínio do sistema parassimpático.
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Fala pessoal!!
Primeiramente, gostaria de agradecer pelos contatos através do site.
Que bom que gostaram desse formato. Vou responder algumas perguntas que vocês enviaram e podem continuar enviando.