Melhor dieta para seu coração: Plant based!! - Caroline Nagano

Melhor dieta para seu coração: Plant based!!

Dentre as doenças crônicas atuais as de origem cardiovascular são as mais comuns, além de terem grande relevância já que são a principal causa de mortalidade no Brasil e mundo.

Assim, a contribuição da alimentação como forma de prevenção e o controle dessas doenças se torna importante.

Para esse assunto, gosto do termo PADRÃO ALIMENTAR mais do que DIETA.

Dieta soa algo passageiro, momentâneo, além de ter diversas possibilidades de "dietas" dentro do mesmo padrão alimentar (dieta com intuito de emagrecer, com intuito de performance, ganho de massa muscular etc).

Padrão alimentar remete a algo relacionado a estilo de vida e isso sim reflete na saude do coração.

Mas vamos lá.. então qual padrão alimentar nosso coração se beneficiaria mais?

Já ouviu falar sobre a dieta Whole food plant based ou para os íntimos plant based?

Ela pode ser traduzida como "dieta à base de alimentos vegetais integrais".

É um conceito alimentar que valoriza o consumo de alimentos de origem vegetal íntegros e frescos em abundância, ou seja, que não sejam refinados ou ultraprocessados. E também recomenda excluir o consumo de produtos de origem animal como ovos, laticínios e carnes, além de industrializados (tão frequentes no mundo moderno).

Sendo assim, inclui vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, sementes e nozes em sua base principal.

Chamo atenção para o fato dessa filosofia orientar EVITAR alimentos de origem animal. (diferente da vegetariana/vegana em que o consumo é proibido). Veja aqui a diferença entre essas dietas no meu outro post.

Temos que levar em consideração que cortar totalmente alimentos de origem animal requer um acompanhamento de nutricionista ou nutrólogo pelas deficiências nutricionais que podem acontecer.

Bom, a ciência por de trás desse padrão alimentar é a de que esses tipos de alimentos se destacam pelo maior aporte de nutrientes e compostos bioativos. Sendo assim, possuem mais antioxidantes e ação anti-inflamatória que reduzem os riscos de diversas doenças crônicas. Temos diversos estudos publicados nesse sentido.

Dentro da cardiologia temos alguns tipos de dietas que são favoráveis para controle de hipertensão como a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) que é uma abordagem dietética para interromper a hipertensão ou a dieta Mediterranea com proteção contra entupimento de artérias, mas o fato é que todas essa tem como base a premissa de uma dieta plant based.

Quais os principais alimentos dessa alimentação?

Leguminosas: feijões, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico;

Grãos integrais: arroz integral, milho, trigo em grãos;

Tubérculos: batata-doce, inhame e mandioquinha;

Hortaliças: frutas, verduras e legumes;

Leites vegetais sem açúcar;

Chás de ervas;

Café descafeínado;

Sucos naturais sempre sem açúcar e sem coar;

Cogumelos;

Temperos naturais: manjericão, alecrim, açafrão, pimenta-do-reino;

Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, etc.;

Gorduras saudáveis como azeite ou abacate;

Tofu....

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre alimentação forte para uma vida saudável. Claro que uma modificação radical ou do dia para a noite, provavelmente não se sustentará ao longo do tempo, ainda mais com o nosso paladar tão acostumado com alimentos ricos em sódio e gordura.

Porém, tendo o conhecimento sobre o assunto vocês poderão optar por melhores escolhas alimentares, diminuir os industrializados e fazer as modificações gradualmente no seu dia a dia.

Falarei mais sobre o tema nos próximos posts...

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Dentre as doenças crônicas atuais as de origem cardiovascular são as mais comuns, além de terem grande relevância já que são a principal causa de mortalidade no Brasil e mundo […]

× Como posso te ajudar?