Teve Covid-19? Saiba quais cuidados tomar antes de retornar aos exercícios físicos - Caroline Nagano

Teve Covid-19? Saiba quais cuidados tomar antes de retornar aos exercícios físicos

Fala pessoal,

Este é um tema bem procurado em consultório, então resolvi orientar melhor vocês sobre esse assunto, já que o sistema respiratório e cardiovascular são os principais sistemas acometidos por essa doença.

Vamos lá então:

  1. É necessario passar por avaliação médica antes do retorno a prática esportiva?

    A recomendação é que mesmo nos casos leves (aqueles que não tiveram a necessidade de internação) uma consulta com médico cardiologista ou médico do esporte seja feita. Isso acontece porque as complicações cardiológicas podem acontecer até 70 dias após a infecção por covid-19 e não têm relação com a gravidade do caso. Ou seja, mesmo as pessoas que tiveram poucos sintomas, como dor de cabeça, coriza, dor no corpo e tosse podem evoluir com alterações no coração.

  2. É necessário a realização de exames?

    Na grande parte dos casos, um eletrocardiograma consegue trazer as informações necessárias. A investigação com exames mais específicos como ecocardiograma ou ressonância do coração, vai depender da gravidade do quadro de covid. Além disso, casos de esportistas competitivos ou atletas profissionais, em que a intensidade do treino é maior, esses exames poderão ser requisitados.

  3. Por que é importante avaliar o coração?

    Porque o coração é o órgão comum de ser acometido por esse doença. Até 30% dos casos de pacientes internados tem complicações cardiológicas. Mesmo para aqueles que não tiveram essas complicações no momento da infecção, elas podem surgir silenciosamente até 3-4 meses após.

  4. Quais complicações podem acontecer?

    As complicações tardiais podem ser desde alterações no rimo do coração, como pequenas sequelas no músculo cardíaco (por miocardite), ou pequenos trombos que podem entupir as artérias. Apesar de ainda não se saber o real signifcado desses achados, isso poderia aumentar o risco de arritmias no esforço, sendo indicado uma avalição médica prévia.

  5. Quando é seguro retornar aos exercícios? E de que forma?

    Após 14 dias da resolução dos sintomas é o mais indicado. Esse retorno deverá ser gradual e progressivo, prestando atenção aos sinais do seu corpo. Até mesmo nos casos de pessoa acostumadas com treinos frequentes, esse retorno mais leve se faz necessário. A diferença é que a recuperação nas pessoas treinadas acaba sendo mais rápida daquelas que fazem pouca carga de exercícios.

  6. Então, será que não seria melhor não fazer exercício nenhum por um tempo?

    Naaao genteee. É importante retornar a prática esportiva, porque ela vai auxiliar na recuperação da função total do pulmão e coração. Ajudará tambem na recuperação da massa muscular e força que podem ter sido perdidas na fase da infecção do coronavirus e no aumento da imunidade.

  7. Nos casos graves, que tiveram internação prolongada em terapia intensiva, a realização de reabilitação cardio-pulmonar através de exercícios físicos sob a supervisão de médicos, educadores físicos e fisioterapeutas são importantes.

    Após 1 ano e meio do início da pandemia e melhores informações sobre essa doença e suas complicações, essas são as recomendações sugeridas pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva e de Cardiologia.

    Espero que tenham gostado das informações.

    Se mantenham ativos e de uma forma segura pessoal!

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Fala pessoal,

Este é um tema bem procurado em consultório, então resolvi orientar melhor vocês sobre esse assunto, já que o sistema respiratório e cardiovascular são os principais sistemas acometidos por essa doença.

× Como posso te ajudar?