Será que você tem efeito do jaleco branco? Você fica tenso quando medem sua pressão? - Caroline Nagano

Será que você tem efeito do jaleco branco? Você fica tenso quando medem sua pressão?

Fala pessoal…

Não é raro vermos no consultório pessoas com aumento da pressão arterial por ficarem um pouco tensas ou ansiosas de estarem no médico.

Mas você sabia que isso tem um nome?

Efeito do jaleco branco é o termo utilizado para as pessoas que não tem doença de pressão alta mas toda vez que vai ao médico ou em outro profissional de saúde para avaliar a pressão arterial, ela se encontra alta, ou seja, igual ou acima de 140x90 mmhg.

E ai é comum de ouvir os pacientes comentarem: “Dra, é só eu vir aqui que a minha pressão sobe, porque em casa ela sempre está normal“.

Isso ocorre em pacientes que ficam mais nervosos e preocupados com a avaliação médica e acionam o modo de “alerta” do organismo.

Tem pessoas que suam frio, que sentem o coração acelerar e tem gente que nem percebe que fica mais tenso. Essa elevação da pressão arterial é transitória e responde rápido a descarga de adrenalina que é dada momentos antes da aferição da pressão.

E naqueles que já tem hipertensão arterial, isso pode acontecer também?

Sim, com certeza!

Damos o nome, neste caso, de hipertensão do jaleco branco ou invés de efeito do jaleco branco.

Bom, e como fazer para saber se a pessoa esta com a pressão aumentada somente por estar mais nervoso ou se ela realmente tem doença da pressão alta, ou seja, hipertensão arterial propriamente dita?

Nesses casos, podemos fazer um exame chamado de MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial). Talvez você já deva ter ouvido falar. É o exame que monitora sua pressão arterial durante 24h tornando mais fácil a interpretação de como anda sua pressão arterial durante o dia todo.

Entendemos se a pressão está alta a maior parte do tempo ou somente em alguns picos durante o dia. As pessoas com o efeito do jaleco branco, tem a média da pressão arterial durante o dia normal diferente de quem tem hipertensão arterial, que viria com os níveis aumentados.

Outro meio é pedir para o paciente anotar as pressões arteriais em casa (seguindo algumas recomendações) e depois levar na consulta médica.

Existe algum perigo no efeito do jaleco branco?

Sabemos através de estudos que essas pessoas possuem um risco potencial de se tornarem verdadeiramente hipertensos em 1 ano. De 1-5% para sermos mais exatos.

Então o acompanhamento com médico cardiologista é importante, além de iniciar hábitos saudáveis de vida como praticar exercícios regularmente, se alimentar de forma saudável, estar no peso adequado e ter um bom controle do estresse/ansiedade.

Se quiser saber dicas de uma boa dieta para o coração acesse aqui: (Melhor dieta para seu coração: Plant based!! - Caroline Nagano)

Abraços.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Fala pessoal…
Não é raro vermos no consultório pessoas com aumento da pressão arterial por ficarem um pouco tensas ou ansiosas de estarem no médico.