Você Já Fez Seu Check-up do Coração? O Que Pode Estar Escondido Sem Você Saber! - Caroline Nagano

young woman doctor in white coat with stethoscope around her neck showing heart gesture smiling friendly standing over white background

Você Já Fez Seu Check-up do Coração?
O Que Pode Estar Escondido Sem Você Saber!

Manter a saúde do coração em dia é essencial para garantir uma vida longa e saudável. Mesmo sem sintomas, realizar consultas e exames de rotina com um cardiologista pode ser a chave para a prevenção de doenças graves, como infarto, hipertensão e arritmias.

Você sabia que no Brasil, as doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, estão entre as principais causas de morte, mas muitas delas podem ser evitadas com acompanhamento médico adequado?

Por que fazer check-up com o cardiologista? O coração é um órgão vital que trabalha incansavelmente, e muitas vezes problemas podem se desenvolver de forma silenciosa, sem apresentar sinais claros. Por isso, os exames de rotina ajudam a identificar possíveis riscos antes que se tornem problemas graves.

Alguns dos principais exames recomendados em um check-up incluem:

Eletrocardiograma (ECG): Avalia o ritmo do coração e pode detectar arritmias.

Teste Ergométrico (Teste de Esforço): Monitora o desempenho do coração durante o esforço físico, podendo estar alterado em entupimentos de artérias.

Ecocardiograma: Exame de imagem que verifica a estrutura do coração, sopros.

Exames de Sangue: Analisam níveis de colesterol, triglicerídeos e outros marcadores de saúde cardiovascular.

Quem deve fazer o check-up?
A recomendação de consultar o cardiologista varia de acordo com a idade e o histórico familiar. Pessoas com mais de 40 anos, ou que tenham histórico de doenças cardíacas na família, fumantes, sedentários, ou com hipertensão e colesterol alto, devem realizar check-ups regulares. Contudo, cada vez mais, jovens também estão percebendo a importância de cuidar do coração desde cedo, já que devido o estilo de vida não saudável as doenças tem surgido em idades mais novas.

Benefícios de manter o acompanhamento regular

Prevenção de doenças: Ao monitorar sua saúde cardiovascular, é possível adotar medidas preventivas, como mudanças na alimentação, prática de exercícios e, quando necessário, medicações.

Diagnóstico precoce: Quanto mais cedo uma doença for identificada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

Melhoria na qualidade de vida: Manter o coração saudável impacta diretamente no bem-estar geral, aumentando a disposição e o ânimo para as atividades diárias.

Quando procurar um cardiologista? Mesmo que você não apresente sintomas como dores no peito ou falta de ar, visitar um cardiologista regularmente é essencial para manter a saúde em dia. Se você nunca fez um check-up ou já faz um tempo desde sua última consulta, agora pode ser o momento certo para agendar uma avaliação.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Manter a saúde do coração em dia é essencial para garantir uma vida longa e saudável. Mesmo sem sintomas, realizar consultas e exames de rotina com um cardiologista pode ser a chave para a prevenção de doenças graves, como infarto, hipertensão e arritmias.<br><br>

Você sabia que no Brasil, as doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, estão entre as principais causas de morte, mas muitas delas podem ser evitadas com acompanhamento médico adequado? <br><br>

<b>Por que fazer check-up com o cardiologista?</b>
O coração é um órgão vital que trabalha incansavelmente, e muitas vezes problemas podem se desenvolver de forma silenciosa, sem apresentar sinais claros.
Por isso, os exames de rotina ajudam a identificar possíveis riscos antes que se tornem problemas graves. <br><br>

Alguns dos principais exames recomendados em um check-up incluem:<br><br>

  • <b>Eletrocardiograma (ECG):</b> Avalia o ritmo do coração e pode detectar arritmias.
  • <b>Teste Ergométrico (Teste de Esforço):</b> Monitora o desempenho do coração durante o esforço físico, podendo estar alterado em entupimentos de artérias.
  • <b>Ecocardiograma:</b> Exame de imagem que verifica a estrutura do coração, sopros.
  • <b>Exames de Sangue:</b> Analisam níveis de colesterol, triglicerídeos e outros marcadores de saúde cardiovascular.<br><br>

<b>Quem deve fazer o check-up?</b><br>
A recomendação de consultar o cardiologista varia de acordo com a idade e o histórico familiar. Pessoas com mais de 40 anos, ou que tenham histórico de doenças cardíacas na família, fumantes, sedentários, ou com hipertensão e colesterol alto, devem realizar check-ups regulares.
Contudo, cada vez mais, jovens também estão percebendo a importância de cuidar do coração desde cedo, já que devido o estilo de vida não saudável as doenças tem surgido em idades mais novas.
<br><br>

<b>Benefícios de manter o acompanhamento regular</b><br>

  • <b>Prevenção de doenças</b> Ao monitorar sua saúde cardiovascular, é possível adotar medidas preventivas, como mudanças na alimentação, prática de exercícios e, quando necessário, medicações.
  • <b>Diagnóstico precoce</b>Quanto mais cedo uma doença for identificada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
  • <b>Melhoria na qualidade de vida;</b> Manter o coração saudável impacta diretamente no bem-estar geral, aumentando a disposição e o ânimo para as atividades diárias.

<b>Quando procurar um cardiologista?</b>
Mesmo que você não apresente sintomas como dores no peito ou falta de ar, visitar um cardiologista regularmente é essencial para manter a saúde em dia.
Se você nunca fez um check-up ou já faz um tempo desde sua última consulta, agora pode ser o momento certo para agendar uma avaliação.<br><br>

 

× Como posso te ajudar?