Dislipidemias - Caroline Nagano

Dislipidemias

A elevação das taxas de gorduras no sangue é também chamada de Dislipidemia ou Hiperlipidemia.

Embora muitas pessoas achem o colesterol uma substância maléfica, ele é primordial para o funcionamento do corpo humano. Para isso, no entanto, seus níveis devem estar sempre controlados.

Confira, abaixo, o que você tem que saber sobre esse assunto:

  • O colesterol está presente em vários órgãos do nosso organismo como o cérebro, coração, músculos e participa da formação de vários hormônios como vitamina D, por exemplo.
  • Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
  • Existem dois tipos de colesterol. O chamado “ruim” (LDL) porque pode estar diretamente relacionado a formação de placas de ateromas (gorduras) dentro das artérias e o “bom” (HDL) porque consegue retirar o LDL dessas placas.
  • Há três causas para a alteração do colesterol. A primeira é o fator genético, a segunda é a alimentação e a última seria proveniente de outras doenças como hipotireoidismo, doenças hepáticas e outros.
  • Essa doença não costuma ter sintomas, por isso a importância da avaliação preventiva.
  • O diagnóstico é feito através da coleta de exames no sangue.
  • O controle do colesterol alto vai depender da influência genética e dos hábitos de vida da pessoa. Algumas vezes será necessário o uso de medicamentos e em todas as vezes é importante uma dieta pobre em ácidos graxos saturados e gordura trans.
  • Prefira leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, "cottage", queijos "light”, peixes, aves sem pele, carnes magras e grelhadas, inhame, massas integrais, frutas com casca, evitando sempre gorduras em excesso.

Confira aqui orientações dietéticas para controle do colesterol.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

× Como posso te ajudar?