Doença de Chagas (Cardiopatia Chagásica) - Caroline Nagano

Doença de Chagas (Cardiopatia Chagásica)

A doença de Chagas ou Mal de Chagas é uma infecção causada por um protozoário e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, chupança, bicudo ou furão.

Sua principal complicação é a doença cardíaca, ainda presente em aproximadamente 2 milhões de brasileiros.

Imagem Barbeiro  

Veja abaixo mais informações sobre essa doença:

  • O barbeiro é encontrado principalmente nas casas construídas de pau a pique ou embaixo de pedras, tronco de árvores, comuns em regiões rurais do nordeste ou sudeste do nosso país.
  • A transmissão mais comum ocorre pela contaminação das fezes do inseto com o sangue humano no local de sua picada. Outras formas de transmissão podem ser por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para o filho.
  • No Brasil, principalmente entre os anos de 2000-2011, foram relatados casos de transmissão oral através da contaminação de alimentos com as fezes do inseto, como caldo de cana e suco de açaí.
  • Na maior parte das vezes, as pessoas não sabem que foram infectadas. Descobrem a doença ao fazer exames de rotina ou quando surgem as manifestações clínicas 20-30 anos depois.
  • A doença cardíaca chagásica pode levar a um aumento importante do coração, deixando-o “fraco” e com arritmias. Além disso, a formação de trombos em seu interior também pode ocorrer.
  • Os sintomas iniciais relacionados à doença cardíaca podem ser: falta de ar ao realizar atividades cotidianas, inchaço nas pernas, palpitações e cansaço.
  • Como não existe vacina para esta doença, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe, como o vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, e em algumas áreas do nordeste da Bahia.
  • Portadores do parasita, mesmo que sejam assintomáticos, não podem doar sangue.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

× Como posso te ajudar?