Cardiopatas e hipertensos de plantão saibam que a sua paixão pelo esporte pode influenciar a saúde do seu coração.
Apesar da probabilidade ser pequena de acontecer um infarto ou angina decorrente da emoção durante as partidas de futebol, ela pode acontecer.
Porém, não chega ao ponto de recomendarmos que as pessoas deixem de assistir aos jogos.
Durante as partidas, em que todos estão vidrados e torcendo a cada lance, os níveis de ansiedade aumentam e automaticamente estimulam a elevação da pressão arterial.
São cerca de 1h30 a 2h de tensão e neste período há uma maior liberação, no organismo, de hormônios relacionados ao estresse como adrenalina, noradrenalina e cortisol, responsáveis pelo aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, estreitamento dos vasos, podendo levar a picos hipertensivos, arritmias ou dores no peito.
Assim, para os pacientes que já possuem artérias comprometidas essa forte emoção poderá levar a um prejuízo cardíaco. Então, deixe que o clima da Copa do Mundo seja de felicidade e não leve tão a sério os jogos. Além disso, tenha moderação nas confraternizações. Não abuse das bebidas alcóolicas, do cigarro e das comidas.
Lembre-se que o golaço que verdadeiramente importa, está no campo da PREVENÇÂO.
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Cardiopatas e hipertensos de plantão saibam que a sua paixão pelo esporte pode influenciar a saúde do seu coração. Apesar da probabilidade ser pequena de acontecer um infarto ou angina decorrente da emoção durante as partidas de futebol, ela pode acontecer.