O que é consumido no período pré-treino, assim como quanto tempo essa refeição é realizada antes do treino pode interferir, sim, no rendimento esportivo.
A performance no treino depende das reservas de glicogênio muscular e hepático, que variam de acordo com a quantidade de carboidratos que ingerimos antes do treino.
Portanto, para melhorar e potencializar a performance, as refeições para abastecer esses estoques de glicogênio deverão ser consumidas de 4 a 6h antes do treino, pois temos que levar em consideração o tempo de esvaziamento gástrico e a digestão do alimento para que ele vire energia e você consiga usufrui-la no exercício.
Erro comum de quem treina muito cedo pela manhã, é ingerir alimentos sólidos 30min antes do treino e achar que foi o suficiente para poder servir de substrato para realizar a atividade em seguida. Nem 1h seria o suficiente para a correta metabolização do que foi ingerido. Além de não ajudar, mesmo que a pessoa não sinta desconforto gástrico, se alimentar perto de realizar exercícios pode não fazer você aproveitar aquele treino como deveria (queda da performance). Isto porque o sangue que deveria estar ajudando a irrigar massa muscular em constante contração está em partes envolvida no processo de digestão.
Se, nestes casos, você tiver abolido os carboidratos do jantar, a performance diminui mais ainda.
Seja alimentos ou suplementos a correta orientação do que usar antes da atividade física deverá ser individualizada. O tipo de esporte, assim como o horário, o objetivo desejado, entre outros fatores, influencia na escolha das substâncias pré treino.
Consulte um profissional médico do esporte para melhores orientações.
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.O que é consumido no período pré-treino, assim como quanto tempo essa refeição é realizada antes do treino pode interferir, sim, no rendimento esportivo.