Jejum intermitente é uma boa estratégia para o emagrecimento? - Caroline Nagano

Acredito que estratégias são válidas em todo planejamento de perda de peso, sem existir uma melhor especificadamente, já que cada pessoa é diferente da outra. Estratégias para quebra do platô são sim interessantes, desde que bem-feitas e por breves períodos.

Mas como funciona o jejum intermitente?

Neste método, a pessoa fica um período do dia de jejum (podendo tomar água ou café ou outros líquidos isentos de calorias). Existem diversas formas de se fazê-lo, sendo o mais popular 16 horas para homens e 14 horas para mulheres. Este período poderá ser emendado com as horas de jejum do sono. Exemplo: Se a última refeição foi o jantar às 22h a próxima refeição será às 12h do dia seguinte (14h).

O jejum intermitente melhora a sensibilidade à insulina, reduz a glicemia, reduz IGF-1, pode promover perda de gordura, melhora do perfil lipídico e redução da pressão arterial.

No entanto, a maior parte das evidências não mostra superioridade do jejum quando comparado à restrição calórica contínua (maior frequência de refeições). Os dois métodos podem obter os mesmos resultados e alterações metabólicas. Ele tem maior efeito, quando em vigência de um planejamento de restrição calórica é acrescentada a estratégia do jejum intermitente. Já que teríamos o benefício de manter níveis de insulina baixos por mais tempo, elevando também os hormônios contrarreguladores da insulina, como glucagon, cortisol e GH. Hormônios estes que estimulam a quebra de gordura, facilitando sua perda.

Para quem usar?

Seguindo orientações de profissionais da área adequados, poderá ser usado por qualquer pessoa em que não haja contraindicações. Podendo ser muito útil em pessoas que preferem comer poucas vezes ao dia ou indivíduos que atingiram um platô com uma estratégia tradicional de perda de peso.

Bons resultados podem ser conseguidos em mulheres que têm dificuldade de controlar a fome com a restrição calórica contínua. Além disso, considerando que o nosso metabolismo é dinâmico e se altera com a perda de peso, uma mudança de estratégia pode ser interessante, principalmente se facilitar a adesão do indivíduo.

Mas lembre-se, nosso organismo é inteligente e logo se adapta. A melhor estratégia nutricional é aquela que conseguimos manter por longos períodos sem estresse.

Quer saber se sua dieta está surtindo efeito? Faça uma avaliação de Bioimpedância e descubra!!

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Acredito que estratégias são válidas em todo planejamento de perda de peso, sem existir uma melhor especificadamente, já que cada pessoa é diferente da outra.

× Como posso te ajudar?