Mitos e Verdades Sobre o Coração (Parte 1) - Caroline Nagano

Mitos e Verdades Sobre o Coração (Parte 1)

Sempre gostei de tópicos como mitos e verdade, por isso resolvi deixar algumas postagens nesse formato para vocês. Espero que gostem!

  1. Uma pessoa pode infartar e não perceber.
    VERDADE — Uma parcela significativa dos infartos agudos do miocárdio pode acontecer sem nenhum tipo de sintoma, o que pode fazer a pessoa não perceber o problema.
  2. Quem sofreu infarto não deve mais praticar esportes.
    MITO — Após a recuperação de um infarto o paciente não só pode como deve praticar atividade física, devidamente orientado por seu médico e professor de educação física.

    A realização de teste de esforço previamente é o ideal. Os exercícios físicos fazem parte do tratamento de quem tem a doença que entope as artérias, já que eles diminuem o risco de novo infarto, melhoram a função dar artérias, combatem a inflamação do organismo e retardam o entupimento de novas artérias.
  3. Insônia e roncos podem ser prejudiciais para o coração.
    MITO e VERDADE — A insônia é prejudicial para a saúde do corpo como um todo e isso pode incluir o coração. Já os roncos não causam nenhum problema para o coração, mas em alguns casos podem ser sinal de uma doença que afeta a saúde cardiovascular. Essa doença é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.
  4. Bebidas alcoólicas e energéticos podem induzir uma arritmia cardíaca.
    VERDADE — Alguns tipos de arritmia cardíaca podem ser induzidos pelo consumo de bebidas alcoólicas, energéticos, assim como outros alimentos.
  5. O café faz mal ao coração.
    MITO — O café não faz mal ao coração, a cafeína através de capsulas pode predispor algum tipo de arritmias.
  6. O infarto sempre começa como uma dor no lado esquerdo do peito.
    MITO — Uma parcela significativa dos infartos agudos do miocárdio pode acontecer sem o sintoma clássico de dor no peito, como em idosos e diabéticos.
  7. Saúde bucal tem a ver com o coração.
    VERDADE — Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração. As bactérias como as da bolsa periodontal migram por bacteremia, ou seja, entram na corrente sanguínea através da boca e vão para o coração. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.

E aí? Aprenderam um pouco mais sobre esse órgão tão nobre?

Caso tenha algumas sugestões ou dúvidas para este tópico envie mensagem através do site ou do meu instagram, que eu respondo nas próximas seções.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Sempre gostei de tópicos como mitos e verdade, por isso resolvi deixar algumas postagens nesse formato para vocês. Espero que gostem!

× Como posso te ajudar?