O que é melhor para emagrecer: dieta ou reeducação alimentar? - Caroline Nagano

O que é melhor para emagrecer: dieta ou reeducação alimentar?

Depende.
Provavelmente as duas possam a te levar a perda de peso a depender da sua alimentação e peso atual, se te levarem a um déficit calórico ao final de todos os dias não importa muito a nomenclatura que você use.

Apesar disso, como esses termos são frequentes em nosso dia a dia, vamos entender melhor sobre eles.

Você sabe o que é DIETA?

A definição de dieta vem do latim e significa "modo de vida". Porém, usamos o termo dieta para referir a um programa alimentar que é voltado para algum tipo de objetivo específico como: diminuição de gordura corporal, ganho de massa muscular, controle de colesterol, preparação para uma competição esportiva, etc.

Na prática, o termo dieta é utilizado pelas pessoas com o intuito de emagrecer exclusivamente, o que não é correto. A orientação dos tipos de alimentos, das quantidades, do momento de ingeri-los não é a mesma para objetivos diferentes (ex: emagrecer x hipertrofia).

Por isso, dietas da moda ou da internet, sem acompanhamento profissional não se sustentam ao longo do tempo e podem trazer malefícios ao metabolismo. Cada organismo tem suas próprias características e responde de uma maneira diferente às mudanças nos hábitos alimentares, além de cada indivíduo ter uma rotina diferente da outra pessoa.

Somos seres únicos e o que é melhor para uma pessoa pode não ser melhor para outra, não é mesmo?

E, reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é um caminho para uma vida mais saudável. Uma reeducação alimentar nada mais que é uma mudança de hábito positiva na alimentação, ou seja, uma saída que deve ser almejada por pessoas que buscam uma vida mais saudável na hora das refeições, que passarão a ser balanceadas e nutritivas. Basicamente se preocupando com a qualidade dos alimentos como um todo e não tanto se estes alimentos vão emagrecer ou não.

Um dos erros comuns em consultório é achar que comer saudável é igual a comer para perder peso. Por exemplo, não é porque o abacate é uma fruta saudável (opção de gordura boa) que ele não vá contribuir para o ganho de peso se você comê-lo em grande quantidade (lembrando aqui que não é um alimento por si só que engorda e sim a quantidade de calorias ingeridas no final do dia).

A reeducação alimentar trata-se de uma conscientização para o dia a dia e que pode trazer diversos benefícios: "Saúde plena, bem-estar, disposição, vigor, melhora da pele, cabelo, unhas, funcionamento intestinal, reequilíbrio emocional e principalmente os resultados que serão para a vida toda".

O que fazer para emagrecer, então?

Na prática, para começar tem que ser avaliado o quanto você precisa emagrecer. Precisa definir onde você está atualmente e onde precisa chegar. Avaliar há quanto tempo você está acima do peso para entender porque o emagrecimento é um processo que não acontece do dia para o outro. Afinal, mudanças de hábitos não são fáceis de serem modificadas.

Além disso, tem que definir o quão comprometido você está para esta meta e manter no foco e motivado. Porque tem várias pessoas que querem o resultado, mas não estão dispostos a percorrer o caminho necessário para chegar lá.

E por fim, procurar um profissional ou vários profissionais para lhe auxiliar nessa jornada (nutricionistas, educadores físicos, médicos), já que este caminho não é fácil e nem todos conseguem conquistar e SE MANTER no objetivo desejado sem ajuda.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Depende. Provavelmente as duas possam a te levar a perda de peso a depender da sua alimentação e peso atual, se te levarem a um déficit calórico ao final de todos os dias não importa muito a nomenclatura que você use.

× Como posso te ajudar?