Por que realizar exercícios físicos na quarentena? - Caroline Nagano

Por que realizar exercícios físicos na quarentena?

Antes de citar porque eu acho que este é um excelente momento para dar início a prática de exercícios físicos em casa, vamos lembrar que a inatividade física traz um prejuízo enorme para a saúde com aumento do risco de mortalidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo é a quarta causa de mortalidade das pessoas pelo mundo. Isso engloba não somente as pessoas que não se exercitam, mas principalmente aquelas que tem na sua rotina diária costumes sedentários, como trabalhar sentado o dia todo, andar de carro e descansar chegando em casa.

Com esta fase de isolamento social as pessoas estão com mais tempo disponível e o fator TEMPO sempre foi um grande motivo para não se exercitar, essa é uma boa oportunidade de início. Além disso, esse momento de pandemia e confinamento traz um aumento importante na ansiedade. Afinal, são notícias ruins nos canais de telecomunicação a todo minuto, medo da doença, incerteza no amanhã, preocupações financeiras e menor momentos de lazer.

E é na saúde mental o outro grande benefício de se manter ativo nesta fase. Além da liberação dos hormônios de prazer em quem se exercita, o exercício serve como válvula de escape, momento de desconexão com o mundo e de sentimentos ruins. Ajuda a controlar a vontade por alimentos açucarados e calóricos e reforça a imunidade, tão buscada por muitos neste momento atual.

Não podemos esquecer do papel anti-inflamatório dos exercícios, o que ajudaria também na recuperação ao se contaminar pelo vírus.

Assim, tanto para aqueles que querem começar ou para aqueles que já estão acostumados a fazer atividades físicas, temos ótimas opções de conteúdos online com orientações para auxiliar o #treineemcasa. Vídeos em YouTube, canal de academias, perfis de educadores físicos em Instagram ou Facebook ou mesmo opções de aulas com professores on-line é que não faltam.

São nessas situações que temos que nos adaptar e reinventar. Achar motivação e trabalhar em cooperação com si próprio e com os outros. Vamos lá! Só não podemos ficar 2-3 meses parados em casa, esperando as coisas melhorarem.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Antes de citar porque eu acho que este é um excelente momento para dar início a prática de exercícios físicos em casa, vamos lembrar que a inatividade física traz um prejuízo enorme para a saúde com aumento do risco de mortalidade.

× Como posso te ajudar?