Verdade ou Mito: Sal do Himalaia é melhor do que o sal comum para pressão arterial. - Caroline Nagano

Verdade ou Mito: Sal do Himalaia é melhor do que o sal comum para pressão arterial.

Mito!

Muito se fala sobre os benefícios do sal do himalaia para a saúde em geral, mas o estudos não podem afirmar o que é dito por aí.

Um dos principais cuidados que devem ser adotados por quem tem pressão alta é controlar o consumo diário de sal.

Vale explicar que os sais utilizados na alimentação têm o cloreto de sódio como base, e é justamente o sódio que pode provocar um aumento da pressão arterial, especialmente quando consumido em grandes quantidades.

Olhando por esse lado, o sal do himalaia e o sal de cozinha são muito semelhantes.

Você sabe a diferença entre os dois?

Sal refinado: extraído da evaporação da água do mar, passa por processos químicos, como o branqueamento. Como todos os sais, é composto por cloreto de sódio.

Pode ser consumidos por hipertensos sem exageros. Recomendação: 5g de sal por dia.

Sal do himalaia: minimamente processado e extraído da mina de sal de Khewra, situada nas cordilheiras do Himalaia. É rosa devido a minerais que entram na sua composição. Não podemos afirmar que é mais saudável, porque apesar de alguns estudos dizerem que possuem mais minerais a quantidade ingeriada é tão pequena que não tem significância para o organismo.

Além disso, alguns estudos mostraram contaminação desse tipo de sal.

O sal que poderia auxiliar seria o sal light ou diet que possuem menos sódio e mais potássio na composição, mas além de ter um sabor meio amargo, tudo vai depender da quantidade que você colocar.

E qual sal seria recomendado para hipertensos?

Eu deixaria como sugestão o sal Zerosódio, para aqueles que não tem insuficiencia renal. Esse sal tem somente cloreto de potássio em sua composição. O potássio relxaa as arterias e ajuda a baixar a pressão arterial e o gosto é parecido com o sal refinado.

E o sal light ou diet?

Eles têm menor quantidade de cloreto de sódio em sua composição. De modo geral, 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Assim, se a pessoa ingerir a mesma quantidade de sal do que refinado comum, ela estará ingerindo menos sódio e mais potássio. Porem, na prática, não é incomum ver pessoas usando o dobro da quantidade, por dizer que não “salgam” como de costume. Além disso, esse sal pode ter uma gosto um pouco mais amargo.

A dica aqui fica para hipertensos terem um consumo moderado de sal e sódio embutido em alimentos industrializados de uma forma geral, além de aumentarem a ingestão de alimentos que contenham potássio, como frutas e verduras.

Espero que tenham gostado da dica.

Por mais pessoas com vida saudável.

Dra. Caroline Nagano

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.

Veja o currículo completo da Dra.

Acompanhe minhas Dicas de Saúde

Mito!

Muito se fala sobre os benefícios do sal do himalaia para a saúde em geral, mas o estudos não podem afirmar o que é dito por aí.

Um dos principais cuidados que devem ser adotados por quem tem pressão alta é controlar o consumo diário de sal.

× Como posso te ajudar?