Já parou para pensar nessa pergunta?
Escrevo hoje esse texto com o objetivo de tentar lhe desmistificar o conceito de que é caro ter um estilo de vida saudável.
Afinal, quanto vale sua saúde?
Em tempos de pandemia, pudemos ver como somos dependentes da saúde para desfrutar a vida, não é verdade?
Diversas pessoas dariam tudo para reverter um familiar doente.
Claro que em tempos de crise econômica e contenção de despesas é compreensível a tendência de gastar menos com tudo.
Contudo, não podemos abrir mão de nossa saúde: tanto física quanto mental.
Você não precisa comprar os alimentos industrializados “fit”, “saudáveis” como vendem por aqui que esses sim são mais caros. Mas focar na alimentação simples e natural.
Eu sei que fazer exercícios em academias pode ser um gasto, assim como ter orientações de profissionais da saúde como médicos ou nutricionistas.
Porém, depois de 10 anos de atendimentos na área da cardiologia e sabendo que no brasil a doença crônica mais comum é a pressão alta (hipertensão arterial) e a que mais mata é o infarto, que são doenças relacionadas ao coração, eu te digo duas coisas:
Veja, investir é fazer uma aplicação de recursos para se obter algo.
Quando as pessoas investem financeiramente, por exemplo, elas guardam uma parte do seu dinheiro todo mês para retirar no futuro.
Quando se trata de saúde, esses “depósitos” regulares são realizados na forma de bons hábitos, como a alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, a busca pelo equilíbrio emocional, entre outros.
Com a correria do dia a dia, muitos se esquecem de fazer seus “depósitos” diários para investir em saúde no futuro.
Assim, trocam a refeição completa por lanches rápidos, deixam o exercício físico sempre para depois, permitem que os excessos tomem conta de sua vida: excesso de trabalho, de preocupações, de cobranças internas.
Fazer uma pausa e refletir a respeito dos cuidados que anda tendo com a sua saúde é fundamental, porque ela é o nosso bem mais valioso.
Independente se você já trata para alguma doença ou não, há a possibilidade de você ter mais saúde mesmo assim e até em diminuir o uso de medicamentos.
Você não acha?
Se dedique aos seus projetos, dê o seu melhor, estude, cuide da sua família, das suas amizades, mas lembre-se de si mesmo. Sem saúde não há conquistas, desenvolvimento ou evolução, porque sem saúde não há vida.
Pense nisso!
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Já parou para pensar nessa pergunta?
Escrevo hoje esse texto com o objetivo de tentar lhe desmistificar o conceito de que é caro ter um estilo de vida saudável.