Quem acha que whey protein é destinado somente para o consumo daqueles que querem ter um corpo definido está bastante enganado. Este suplemento também é fundamental para complementar a alimentação de idosos com deficiência de proteína e/ou em estado de desnutrição, ou ainda para otimizar a recuperação muscular daqueles que se exercitam.
Diversas opções de suplemento a base de proteína do soro do leite (Whey) estão disponíveis no mercado para enriquecer a dieta dessa faixa etária, principalmente se fizerem exercícios físicos.
Vamos entender um pouco mais sobre a importância dessa suplementação?
A perda de massa muscular que ocorre depois dos 50 anos, devido ao processo natural de envelhecimento, é chamada de sarcopenia. Cerca de 45% dos idosos enfrentam este problema. Entre as causas estão: vida sedentária, perda de neurônios que levam estímulos aos músculos, deficiência de vitamina D e pouca ingestão de proteína.
Na terceira idade, também é comum ver uma diminuição na ingestão de carnes, que são ótimas fontes de proteína, pela falta de apetite e dificuldade na mastigação.
Com o tempo, isso causa dificuldades ao caminhar, perda de força para fazer pequenos esforços — como levantar de uma cadeira — cansaço e fadiga constantes, além de dores musculares para aqueles que fazem atividade física regular.
Por isso, além de fazer exercícios de musculação, é recomendado que homens e mulheres acima dos 65 anos aumentem o consumo de proteína para evitar ou combater a sarcopenia. Nesta fase, o suplemento proteico auxiliará na perda da massa muscular que ocorre com o avançar da idade, e não para hipertrofia.
O whey é uma proteína do soro do leite extraída na fabricação de queijo. Possui alto valor nutricional e elevado teor de aminoácidos, essenciais para a formação dos músculos e tecidos.
O suplemento de whey é recomendado por nutricionistas em todo o mundo, pois é facilmente absorvido pelo organismo. Para idosos, é um grande aliado para reverter os sintomas da sarcopenia, recuperando a força, aumentando a massa muscular e combatendo a inflamação do tecido muscular. Além disso, o consumo de suplementos de whey também fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças.
O acompanhamento nutricional e médico são muito importantes para determinar se sua dieta precisa ou não de suplementação, a quantidade a ser ingerida, avaliação do tipo do exercício a ser realizado e de outras doenças associadas que podem existir, como pressão alta, colesterol elevado e diabetes.
Trabalhe para que você tenha em envelhecimento com saúde, ativo e com muita disposição.
Estamos aqui para auxiliá-los!
Aproveito o verão chegando e deixo uma receitinha de uma deliciosa sobremesa com whey para deixar seu dia mais ativo. É uma ótima opção após o treino.
Rendimento: 1 porção.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata os ingredientes, até formar um creme homogêneo e pronto!
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.Quem acha que whey protein é destinado somente para o consumo daqueles que querem ter um corpo definido está bastante enganado.