Aterosclerose
Doença caracterizada pelo acúmulo de colesterol e outras substâncias dentro da parede das artérias, podendo dificultar a passagem do sangue pelo vaso ou até sua total obstrução.
É a doença relacionada ao derrame cerebral (AVC) e ao infarto do miocárdio, sendo muito importante por isso.
É considerada uma doença crônica, assim, é de difícil tratamento e tem impacto no bem-estar e na qualidade de vida do indivíduo.
É uma doença complexa em que não há somente uma causa envolvida por trás e sim um conjunto de fatores, alguns ainda em estudo.
Saiba mais sobre esse assunto, abaixo:
- A aterosclerose é uma doença inflamatória das artérias, na qual tem como ponto de partida uma lesão em suas paredes (como um pequeno rasgo).
- Doenças como a hipertensão arterial, o diabetes e a obesidade contribuem para a inflamação das artérias e para esta lesão inicial.
- Com isso, o vaso perde sua integridade e proteção, tornando-o susceptível à ação de agressores, como o tabaco, por exemplo.
- Uma constante agressão às artérias faz com que suas paredes se modifiquem e passem a facilitar o acúmulo de colesterol, cálcio, plaquetas e outras substâncias circulantes no sangue, que farão parte da placa de ateroma (“gordura”).
- Com o tempo, e se nada for feito, essa placa de gordura poderá crescer e causar obstrução total ao fluxo de sangue para coração (podendo levar ao infarto) ou para o cérebro (podendo levar ao AVC) ou para outras regiões também.
- Porém, nem sempre é necessária a obstrução total do vaso pela aterosclerose. Há casos em que ocorre um rompimento da placa de gordura com desprendimentos de pequenos trombos que poderão obstruir vasos menores.
- É importante salientar que ao fazer o diagnóstico, principalmente em sua fase inicial, é mandatório a adoção de um estilo de vida saudável para que essa doença não evolua. (Para ver sobre prevenção cardiovascular clique aqui).
Dra. Caroline Nagano
A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável.
Veja o currículo completo da Dra.